quinta-feira, 20 de maio de 2010

DIPJ - A relação estoques X custos

Cientes da responsabilidade de apresentar as informações corretas para a Receita Federal, alertamos aos empresários a relação estreita entre Receitas x Custo x Estoque, que procede da seguinte maneira:
A apuração dos Custos acontece com base em registro permanente de estoque ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o livro de inventário, no fim do período de apuração.
Assim, temos a apuração do Custo das Mercadorias Vendidas através da fórmula:



Portanto, a informação do total das Compras na DIPJ deve ser precisa para a apuração do Custo que determinará o Lucro.
A informação da Receita de Vendas também deve estar precisa, pois possibilita o cruzamento com os saldos dos estoques, com o das compras e, consequentemente, com o dos Custos.


Para as empresas optante pelo Lucro Presumido, é fundamental a utilização da Contabilidade para bem atender a todas as exigências legais.


A Caisep está preparada para ajudar aos empresários a atenderem à esta exigências com tranquilidade.

Marcelo Sepini Caixeta
Sócio da CAISEP Assessoria Contábil, Auditoria e Consultoria
marcelo@caisep.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresário do setor contábil, Auditor e consultor de empresas. Este blog, tem o intuito de levar informações aos empresários em geral. As matérias aqui reproduzidas de outros autores, devem ter a permissão "politica de privacidade do autor"; não nos responsabilizamos por matérias não editadas por nós. Para fazer referencia as nossas noticias artigos e conteudo do blog, é permitida, desde que indicado a fonte.