sexta-feira, 26 de março de 2010

Meta de 1 milhão de empreendedores individuais será facilmente alcançada

A avaliação é do ministro da Previdência, José Pimentel, após reunião de balanço sobre esse mecanismo que possibilita formalizar empreendedores por conta própria

Dilma Tavares


download ampliar Bernardo Rebello

Presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, com o ministro da Previdência, Jose Pimentel, no balanço do Empreendedor Individual
Brasília - A meta de 1 milhão de empreendedores formalizados como Empreendedor Individual até o final de 2010 será facilmente alcançada. A avaliação é do ministro da Previdência, José Pimentel, a partir de balanço realizado na tarde desta terça-feira (23) com a participação de representantes do Ministério da Indústria e Comércio Exterior e de órgãos e instituições envolvidos no processo, como o Sebrae.

O ministro leva em conta os seguintes fatos: em vigor desde julho de 2009 apenas no Distrito Federal e em mais oito estados, o acesso ao cadastramento foi ampliado para todo o país em 8 de fevereiro último, com um sistema mais simples, inclusive sem exigência de assinatura física ou entrega de documentos nas juntas comerciais.

Desde então o Portal do Empreendedor vem contabilizando uma média de 2.949 registros por dia útil. Até esta terça-feira (23) já são 178 mil empreendedores formalizados. A projeção do Comitê Gestor do Simples Nacional é de que, seguindo este ritmo até o final do ano, haverá 835.205 formalizados.

Essa projeção não leva em conta, porém, o reforço nas ações de comunicação e das campanhas de mobilização dos atores envolvidos no processo e que começam a ser deflagradas a partir de abril.

Já em abril, por exemplo, o Sebrae reforçará campanhas em mídias como TV aberta, out-door e rádiodramaturgia, além de dar continuidade a diversas outras ações que já estão sendo desenvolvidas, incluindo o treinamento de profissionais da área de contabilidade para atendimento desses empreendedores. A meta é capacitar 15 mil contabilistas, dos quais cerca de 10% já estão treinados.


download ampliar Bernardo Rebello

Balanço do Empreendedor Individual no Ministerio da Previdência
Também está previsto um reforço em ações de atendimento por parte de governos estaduais, de prefeituras e de mobilização de parlamentares, incluindo câmaras de vereadores, a exemplo do que ocorre com a Câmara Municipal de Fortaleza (CE), que tem a Sala do Empreendedor Individual e realiza atendimentos itinerantes, conforme informou o presidente da Casa, vereador Salmito Filho.

Instituições financeiras também reforçarão suas ações. O Banco do Brasil, por exemplo, deverá ampliar o Mutirão da Cidadania, que vai às comunidades atender ao público do Empreendedor Individual. O presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Luiz Eduardo Sebastiani, sugeriu facilidades para a formalização desses empreendedores, destacando a sua importância para a economia local. O secretário de Trabalho e emprego de São Paulo Afif Domingos, defende a propaganda de aproximação, mostrando a esse público que “o estado não é predador e sim promotor do desenvolvimento”.

Ao sair da reunião, o ministro Pimentel afirmou não ter dúvidas de que a meta de um milhão de empreendedores será alcançada. “Não tenha dúvida de que quando você envolve todo o pacto federativo, os municípios, os estados, a União, as entidades da sociedade civil e, particularmente, aqueles que atuam diretamente neste segmento, o avanço é muito forte”, disse.

O ministro também toma por base o Simples Nacional, que em julho de 2007, quando entrou em vigor, tinha 1,3 milhão de empresas; hoje são mais de 3,6 milhões. “Quando iniciamos esse processo as pessoas tinham dúvidas. Hoje, quem mais gera emprego formal no País são as empresas do Simples Nacional”, disse.

Sebrae

“Trabalhamos duro, acreditamos e conseguimos fazer com que tenhamos no Brasil um sistema eficiente, uma cultura que começa a se alargar nas prefeituras e nos Estados, facilitando a formalização dessas pessoas”, disse o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

“Para nós do Sebrae”, prosseguiu, “é extraordinário, porque nossa missão é apoiar esses empreendedores, adensar a atividade empresarial no Brasil por meio do aumento da produtividade e da qualidade. E sabendo onde esses empreendedores estão, podemos oferecer capacitação, assistência técnica para que eles possam crescer”, avaliou Okamotto.


download ampliar Bernardo Rebello

Costureira Elenilda Fialho, durante balanço do Empreendedor Individual no Ministerio da Previdência
A vantagem de se tornar um empreendedor Individual foi testemunhada pela costureira Elenilda Fialho, que participou da reunião. “Hoje sou uma cidadã de pleno direito”, disse, mostrando seu cartão que a identifica como empreendedora individual, fornecido pelo Sebrae no Distrito Federal.



Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – 2107-9110 e 2107-9104

www.agenciasebrae.com.br

http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?cod=9693987&canal=448

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresário do setor contábil, Auditor e consultor de empresas. Este blog, tem o intuito de levar informações aos empresários em geral. As matérias aqui reproduzidas de outros autores, devem ter a permissão "politica de privacidade do autor"; não nos responsabilizamos por matérias não editadas por nós. Para fazer referencia as nossas noticias artigos e conteudo do blog, é permitida, desde que indicado a fonte.